Universidade
Federal de Santa Catarina – UFSC
Especialização em Educação na Cultura Digital
Escola Integral Municipal Simões Lopes
Município: Coronel Freitas
Pólo: Chapecó
PLAC 3: Fazer e Compreender no
Coletivo Da Escola
Núcleo Especifico: A Prática Docente no Ensino Fundamental
e TDIC
Atividade 1: Organizar, Realizar e Avaliar – Ação 2 como será realizada.
Autor: João Carlos Bernieri
Projeto de
Organização, Planejamento e Avaliação de Atividade Pedagógica – Ação 2
Tema do Projeto: O
Grande Rabanete.
Turma de desenvolvimento do projeto: 1º Ano do Ensino Fundamental – Período integral.
Disciplinas envolvidas: Ensino
Regular, Oficinas de Informática e Artes.
Professores envolvidos: Lusi
R. Z. Pagnusatt, João C. Bernieri, Jéssica M. Milani.
Ação 2 - Como será
realizada
Na ação 2
dessa atividade identificaremos os objetivos que desejamos alcançar com essa
atividade, e através desta identificação registrar o que de fato conseguimos
alcançar com essa experiência. Assim, procuraremos descrever cada ação e
atividades, registrando cada etapa planejada.
Objetivos do Projeto
- Estimular o gosto pela leitura;
- Explorar a Oralidade;
- Inferir informações Ampliando o conhecimento textual;
- Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio da pesquisa;
- Produzir frases, textos, utilizando a Linguagem verbal e não verbal;
- Promover a relação interpessoal entre alunos e professores;
- Pesquisar na internet, ler e produzir receitas de saladas;
- Identificar seres vivos e não vivos;
- Reeducar e incentivar um estilo de alimentação saudável;
- Entender o ciclo de vida das plantas, sua estrutura e as condições ambientais mais propícias para seu desenvolvimento;
- Perceber a diversidade de plantas existentes ao redor da escola;
- Favorecer a construção do conhecimento sobre a função de cada parte das plantas através da pesquisa e da interação entre os alunos;
- Valorizar a produção agrícola e o trabalho rural, assim como a interdependência com a área urbana;
- Entender a relação de agrupamento;
- Desenvolver a compreensão e as vantagens do trabalho em grupo;
- Fazer uso das TDIC presente na escola para potencializar o entendimento e assimilação das atividades propostas.
Conteúdos
- Literatura infantil;
- Produção de Texto;
- Interpretação oral e escrita;
- Alimentação;
- Relações interpessoais;
- Ortografia: sílabas e pontuação;
- Receitas;
- Graficos;
- Meio ambiente;
- Agrupamento;
- Desafios matemáticos envolvendo as quatro operações;
- Jogos pedagógicos para o desenvolvimento da alfabetização e atividades matemáticas;
- Teatro com as crianças para representar a história da literatura;
Sujeitos integrantes do processo de desenvolvimento
Para o desenvolvimento das
atividades planejadas envolveremos o período regular do primeiro ano do ensino
fundamental com as disciplinas de português, matemática e ciências, bem como as
oficinas de informática e artes. Para isso tivemos o apoio dos professores
dessas disciplinas e oficinas cuja seus nomes já estão citados acima na
definição do projeto.
Recursos
Abaixo
segue os recursos e materiais que foram necessários para a implementação do
plano de aula:
- Internet;
- Laboratório de informática (computadores);
- Projetor multimídia;
- Impressora;
- Caneta;
- Lápis;
- TNT;
- EVA;
- Borracha;
- Livros Literários;
- Maquina fotográfica;
- Filmadora digital;
- Cola,
- Fita adesiva;
- Lápis de cor;
- Aparelho de som;
- Caderno;
- Programas para edição de atividades;
- Programas para edição dos registros das atividades, ações e avaliações.
Tempo
Estimado
As
atividades planejadas para essa sequência pedagógica foi aplicada em pouco mais
de 40 horas aulas, sempre respeitando o potencial dos alunos. Todas as
disciplinas e oficinas realizaram com êxito e dentro do prazo estimado, com
algumas exceções. Vale ressaltar que a realização dessa sequência teve certa
urgência, pois também fez parte do planejamento do curso PNAIC (Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa) em que os professores estão participando.
O Coletivo
e a Interdisciplinaridade na Escola
Ao trabalhar de forma coletiva e interdisciplinar os conteúdos
planejados, trocemos a tona algo que mexeu com a escola e com todo o corpo
docente. A qualidade do trabalho e o resultado alcançado surpreenderam a todos,
e gerou certa motivação nessa forma de trabalhar os conteúdos que estão
descritos no currículo de cada turma.
Nessa
sequência de atividades além de trabalharmos de forma integrada entre as
disciplinas envolvidas também unificamos o projeto de dois cursos importantes
que estão presente em nossa escola, a Educação na Cultura Digital e o PNAIC.
Assim trabalhamos para suprir as necessidade dos dois cursos melhorando
consideravelmente o planejamento e execução das atividades.
Alem
disso conseguimos unir aos nossos esforços de planejar de forma coletiva, os
demais professores do 1º ano do ensino fundamental que fazem parte da rede
municipal e estadual do nosso município, dessa forma o projeto foi realizado em
todas as turmas do 1º ano do nosso município, é claro respeitando as limitações
de cada escola.
Essa
integração entre as escolas rendeu bons frutos e já está se pensando em usar a
mesma estratégia (que partiu de nossa escola) para o planejamento do currículo
escolar para o próximo ano integrando todas as escolas e as disciplinas. O
desafio é grande, mas sabemos que podemos superá-lo.
Registro
das Experiências Vivenciadas
Agora
tentarei descrever os passos e as experiência de trabalho dessa sequência
pedagógica, ilustrando através de imagens e textos boa parte do que foi
realizado.
O
trabalho foi iniciado a principio pelos professores que trabalham com a turma
do 1º ano do ensino fundamental da nossa escola, através do planejamento de uma
sequência pedagógica que fizesse uso das TDIC. Ao iniciar o trabalho de
planejamento percebemos que tudo o que estávamos pensando em fazer chocava com
as idéias trabalhadas em outro curso que estávamos fazendo o PNAIC, então
decidimos levar as idéias para os demais professores do nosso município, que
trabalham em outras escolas com o 1º ano, a idéia de se trabalhar um tema em
comum de forma interdisciplinar. Então escolhemos um tema que girou em torno do
livro de Tatiana Belinky – O
Grande Rabanete.
Mais detalhes das atividades e a
sequência pedagógica você pode encontrar na ação 1 dessa mesma atividade que
está no meu portfólio.
Inicio das
Atividades
O
trabalho com os alunos foi iniciado na oficina de informática onde o livro O
Grande Rabanete foi apresentado aos alunos. Então todos leram e comentaram o livro de forma coletiva.
Em seguida foi apresentado o vídeo com a história do Grande Rabanete
cantada que encontramos no YouTube. Todos ficaram encantados com o livro e a
canção que contava a mesma história. Isso gerou maior motivação para as
atividades que posteriormente seriam trabalhadas.
Então começamos as atividades de
interpretação oral da história e o desenho da história.
A partir desse momento separaremos as
esplicações do desenvolvimento das atividades por disciplinas, afim de
demostrar claramente os objetivos atingidos em cada uma delas.
Português
Na sequência identificaram os personagens e deram nomes a eles afim de identificar o gênero masculino e feminino, ser vivo e não vivo, animal e vegetal, também um acróstico com a palavra rabanete identificando vegetais e frutas que iniciasse com as letras R – A – B – A – N – E – T – E.
Nas aulas seguintes a atividade erra de produção de frases com base em uma pequena sequência da história, buscando desenvolver no aluno a capacidade de interpretação e de formar frases. Outra atividade foi relacionar as palavras que utilizavam os fonemas RA, AR, RRA, RRO.
Ainda na sequência das atividades foi trabalhado produção de texto, com a pergunta “você acha que o rato erra mesmo o mais forte?”, nessa produção textual procuramos trabalhar a coletividade e o trabalho em grupo.
Também foi trabalhamos o que
podemos encontrar nas hortas e formamos frases com as palavras da atividade.
Assim procuramos desenvolver nos alunos a criatividades na produção de frases e
a construção das palavras, abaixo pode-se perceber que algumas palavras não
foram construídas corretamente e sem concordância verbal, isso acontece no
inicia da alfabetização, mas são analisadas e corrigidas posteriormente junto
com o professor, isso faz com que o aluno perceba o seu erro e com ele aprenda
a forma correta de escrever.
Em seguida trabalhamos mais produção textual com sequênsia de imagens
onde os alunos contavam a história a partir das imagens dos quadrinhos.
Matemática
Em matemática começamos com o estudo do calendário,
onde procuramos identificar o os números, dias da semana, feriados, inicio e
fim de mês e da semana, que numero cada dia da semana corresponde entre outros.
Na continuação foi
trabalhados os numerais até 50, cálculos simples de adição e subtração, valores
monetários, interpretação de problemas, unidades de medidas.
Ciências
Em ciências os alunos trabalharam
sobre plantas, fase de desenvolvimento das plantas, plantio, qualidade de solo,
alimentação saudável, agrotóxicos e fizeram uma horta suspensa onde plantaram
os rabanetes.
Informática
Na oficina de Informática os alunos
trabalharam em paralelo as outras disciplinas pesquisando em cada etapa das
atividades sobre os seguintes assuntos:
- O que são seres vivos e não vivos;
- Paisagens rurais e urbanas para diferencias uma da outra;
- Como plantar rabanete;
- Fases de desenvolvimento das plantas;
- Sobre hortas urbanas;
- Quais as plantas que são cultivadas em hortas;
- Os animais que vivem nas hortas;
- A presença de insetos e animais prejudicam ou não a saúde de uma horta;
- A questão dos agrotóxicos;
- Alimentos saudáveis;
Também trabalhamos
com jogos para auxiliar e estimular a alfabetização dos alunos. Através dos
jogos os alunos viram as vogais, consoantes, sílabas e seus sons, construção
das palavras, uso do P e B, do M e N, do RA, AR, RRA, RRO.
Artes
Em artes foram feitos desenhos sobre a história,
cartazes e um teatro. No teatro as crianças representaram a história cantada
que havia sido mostrada na oficina de informática no primeiro dia de aplicação
do projeto. Para acessar o vídeo basta acessar o link https://youtu.be/FN18OEukfRA .
Análise dos Resultados
1 - Os avanços alcançados diante da experiência de integração
Diante do desafio de integrar as TDIC a uma experiência de planejamento
pedagógico e ainda trabalhar de forma interdisciplinar, vários avanços foi alcançado,
entre eles destaco em relação aos professores; o aumento no espírito de equipe,
o planejamento de forma coletiva, o aumentam das possibilidades e idéias, superação
de desafios, a percepção de que a incorporação das novas tecnologias tanto no
planejamento como na aplicação das atividades, é possível, e traz junto à
satisfação de um trabalho de qualidade. Já em relação aos alunos os benefícios
são ainda maiores, uma vez que alem do prazer que as crianças têm de trabalhar
com os computadores, jogar, ver vídeos; as atividades se tornaram mais
atrativas, elas começam a perceber, mesmo estando no primeiro ano do ensino
fundamental, que tem potencial de pesquisar e sanar duvidas. Assim o computador
com a ajuda da internet se torna uma janela aberta para o mundo, onde podem
procurar não só o que os professore pedem, mas aquilo que gostam. Trabalhar
varias disciplinas com o mesmo tema ajuda na compreensão dos assuntos e na
fixação dos mesmos, mas acima de tudo o que percebo é o prazer em estudar, e
para que um aluno realmente aprenda, antes de tudo ele precisa querer aprender,
e as TDIC auxilia a educação a caminhar nessa direção.
2- Os desafios enfrentados na realização da experiência de integração
Ao mudar certos paradigmas na forma de educar sempre geraremos alguns
transtornos, resistências e dificuldades. Mas diante do desafio que foi
proposto de integrar as TDIC as atividades escolares dos nossos alunos e ainda trabalhar
elas de forma interdisciplinar, encaramos o desafio de mudarmos a nós mesmos.
Realmente não é fácil mudar hábitos e formas de trabalho que vinham
sendo usadas há muito tempo. No inicio foi difícil, pois não tínhamos muita
noção de como trabalhar ou aonde iríamos nos basear para realizar o
planejamento e a execução desse planejamento. Mas tudo começou a se elucidar a
medida que nos reuníamos para planejar a sequência e as atividades, cada professor
contribuiu com algo que tinha mais afinidade e nos ajudávamos tirando duvidas,
assim chegamos a um planejamento consistente.
Vejo que o maior desafio ainda são as incertezas e a própria falta de
experiência em relação ao uso das TDIC no nosso dia-a-dia pedagógico, mas com
toda a certeza a medida que nos habituamos, e incorporamos as novas tecnologias
em nossos planejamento, isso se tornará tão natural quanto usar a lousa e o
giz.
3- As alternativas pertinentes e de possível implementação
Durante a aplicação da sequência
planejada, alguns problemas aparecem, pois é muito difícil prever tudo o que
vai acontecer. Neste sentido não devemos nos frustrar se algo não sair
exatamente como o planejado, tudo deve servir de experiência para os próximos
planejamento e execução das atividades. Quando algo não sai como queríamos
devemos buscar alternativas para que o trabalho ou o foco não se perca. Um
exemplo foi quando iríamos para a horta da escola plantar alguns rabanetes com
o intuito de estudar a fazes de crescimento das plantas. Só que a horta da
escola estava passando por reformas e nos foi informados que não poderíamos
estar indo lá. Então decidimos fazer um canteiro suspenso com garrafas pet, e
deu certo, como ocupava pouco espaço montamos perto da sala de aula mesmo, e o
objetivo de estudar o crescimento das plantas foi possível. Esse é apenas um
exemplo de adversidades que podem ocorrer, mas com um pouco de imaginação e
persistência, foi facilmente superado.
Uma contribuição importante que podemos deixar
para possíveis planejamentos futuros com uma turma do primeiro ano do ensino
fundamental é trabalhar as pesquisas coletivamente e o mais lúdico possível, já
que alguns alunos podem ter menos afinidade com o computador ou estar um pouco
atrasado em sua alfabetização em relação aos outros alunos da turma, assim
durante as pesquisa todos contribuem e entendem o significado das pesquisas.
Outro fato relevante
que nos chamou a atenção foi quando usamos jogos pedagógicos digitais para
trabalhar, por exemplo, o uso do P e do B. As crianças tiveram muito mais
facilidade em compreender e perceberam com mais facilidade a diferença entre o
P e o B, com o uso de jogos, se comparamos com outras turmas que não
trabalharam dessa forma. Então realmente constatamos que os jogos fazem com que
os alunos se concentrem mais na hora de resolver as atividades.
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