PLAC3 - Atividade1 - Ação3


Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Especialização em Educação na Cultura Digital

Escola Integral Municipal Simões Lopes
Município: Coronel Freitas
Pólo: Chapecó

PLAC 3: Fazer e Compreender no Coletivo Da Escola

Núcleo Especifico:  A Prática Docente no Ensino Fundamental e TDIC

Atividade 1: Organizar, Realizar e Avaliar – Ação 2 como será realizada.

Autor: João Carlos Bernieri

Projeto de Organização, Planejamento e Avaliação de Atividade Pedagógica – Ação 2


Tema do Projeto: O Grande Rabanete.
Turma de desenvolvimento do projeto: 1º Ano do Ensino Fundamental – Período integral.
Disciplinas envolvidas: Ensino Regular, Oficinas de Informática e Artes.
Professores envolvidos: Lusi R. Z. Pagnusatt, João C. Bernieri, Jéssica M. Milani.

Ação 2 - Como será realizada

            Na ação 2 dessa atividade identificaremos os objetivos que desejamos alcançar com essa atividade, e através desta identificação registrar o que de fato conseguimos alcançar com essa experiência. Assim, procuraremos descrever cada ação e atividades, registrando cada etapa planejada.

Objetivos do Projeto


  •      Estimular o gosto pela leitura;
  •      Explorar a Oralidade;
  •      Inferir informações Ampliando o conhecimento textual;
  •     Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio da pesquisa;
  •      Produzir frases, textos, utilizando a Linguagem verbal e não verbal;
  •      Promover a relação interpessoal entre alunos e professores;
  •      Pesquisar na internet, ler e produzir receitas de saladas;
  •      Identificar seres vivos e não vivos;
  •      Reeducar e incentivar um estilo de alimentação saudável;
  •      Entender o ciclo de vida das plantas, sua estrutura e as condições ambientais mais propícias para seu desenvolvimento;  
  •      Perceber a diversidade de plantas existentes ao redor da escola;
  •     Favorecer a construção do conhecimento sobre a função de cada parte das plantas através da pesquisa e da interação entre os alunos;
  •   Valorizar a produção agrícola e o trabalho rural, assim como a interdependência com a área urbana;
  •      Entender a relação de agrupamento;
  •      Desenvolver a compreensão e as vantagens do trabalho em grupo;
  •     Fazer uso das TDIC presente na escola para potencializar o entendimento e assimilação das atividades propostas.


Conteúdos

  •      Literatura infantil;
  •      Produção de Texto;
  •      Interpretação oral e escrita;
  •      Alimentação;
  •      Relações interpessoais;
  •      Ortografia: sílabas e pontuação;
  •      Receitas;
  •      Graficos;
  •      Meio ambiente;
  •      Agrupamento;
  •      Desafios matemáticos envolvendo as quatro operações;
  •      Jogos pedagógicos para o desenvolvimento da alfabetização e atividades matemáticas;
  •     Teatro com as crianças para representar a história da literatura;

Sujeitos integrantes do processo de desenvolvimento

            Para o desenvolvimento das atividades planejadas envolveremos o período regular do primeiro ano do ensino fundamental com as disciplinas de português, matemática e ciências, bem como as oficinas de informática e artes. Para isso tivemos o apoio dos professores dessas disciplinas e oficinas cuja seus nomes já estão citados acima na definição do projeto.

Recursos

            Abaixo segue os recursos e materiais que foram necessários para a implementação do plano de aula:


  •      Internet;
  •      Laboratório de informática (computadores);
  •      Projetor multimídia;
  •      Impressora;
  •      Caneta;
  •      Lápis;
  •      TNT;
  •      EVA;
  •      Borracha;
  •      Livros Literários;
  •      Maquina fotográfica;
  •      Filmadora digital;
  •      Cola,
  •      Fita adesiva;
  •      Lápis de cor;
  •      Aparelho de som;
  •      Caderno;
  •      Programas para edição de atividades;
  •      Programas para edição dos registros das atividades, ações e avaliações.


Tempo Estimado

            As atividades planejadas para essa sequência pedagógica foi aplicada em pouco mais de 40 horas aulas, sempre respeitando o potencial dos alunos. Todas as disciplinas e oficinas realizaram com êxito e dentro do prazo estimado, com algumas exceções. Vale ressaltar que a realização dessa sequência teve certa urgência, pois também fez parte do planejamento do curso PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) em que os professores estão participando.


O Coletivo e a Interdisciplinaridade na Escola

            Ao trabalhar de forma coletiva e interdisciplinar os conteúdos planejados, trocemos a tona algo que mexeu com a escola e com todo o corpo docente. A qualidade do trabalho e o resultado alcançado surpreenderam a todos, e gerou certa motivação nessa forma de trabalhar os conteúdos que estão descritos no currículo de cada turma.
            Nessa sequência de atividades além de trabalharmos de forma integrada entre as disciplinas envolvidas também unificamos o projeto de dois cursos importantes que estão presente em nossa escola, a Educação na Cultura Digital e o PNAIC. Assim trabalhamos para suprir as necessidade dos dois cursos melhorando consideravelmente o planejamento e execução das atividades.
            Alem disso conseguimos unir aos nossos esforços de planejar de forma coletiva, os demais professores do 1º ano do ensino fundamental que fazem parte da rede municipal e estadual do nosso município, dessa forma o projeto foi realizado em todas as turmas do 1º ano do nosso município, é claro respeitando as limitações de cada escola.
            Essa integração entre as escolas rendeu bons frutos e já está se pensando em usar a mesma estratégia (que partiu de nossa escola) para o planejamento do currículo escolar para o próximo ano integrando todas as escolas e as disciplinas. O desafio é grande, mas sabemos que podemos superá-lo.


Registro das Experiências Vivenciadas

            Agora tentarei descrever os passos e as experiência de trabalho dessa sequência pedagógica, ilustrando através de imagens e textos boa parte do que foi realizado.
            O trabalho foi iniciado a principio pelos professores que trabalham com a turma do 1º ano do ensino fundamental da nossa escola, através do planejamento de uma sequência pedagógica que fizesse uso das TDIC. Ao iniciar o trabalho de planejamento percebemos que tudo o que estávamos pensando em fazer chocava com as idéias trabalhadas em outro curso que estávamos fazendo o PNAIC, então decidimos levar as idéias para os demais professores do nosso município, que trabalham em outras escolas com o 1º ano, a idéia de se trabalhar um tema em comum de forma interdisciplinar. Então escolhemos um tema que girou em torno do livro de Tatiana Belinky – O Grande Rabanete.
            Mais detalhes das atividades e a sequência pedagógica você pode encontrar na ação 1 dessa mesma atividade que está no meu portfólio.
           

Inicio das Atividades

            O trabalho com os alunos foi iniciado na oficina de informática onde o livro O Grande Rabanete foi apresentado aos alunos. Então todos leram  e comentaram o livro de forma coletiva.
          Em seguida foi apresentado o vídeo com a história do Grande Rabanete cantada que encontramos no YouTube. Todos ficaram encantados com o livro e a canção que contava a mesma história. Isso gerou maior motivação para as atividades que posteriormente seriam trabalhadas.

Então começamos as atividades de interpretação oral da história e o desenho da história.  
             A partir desse momento separaremos as esplicações do desenvolvimento das atividades por disciplinas, afim de demostrar claramente os objetivos atingidos em cada uma delas.

Português
             Após o desenho os alunos começaram o estudo do texto com respondendo algumas perguntas.


 Na sequência identificaram os personagens e deram nomes a eles afim de identificar o gênero masculino e feminino, ser vivo e não vivo, animal e vegetal, também um acróstico com a palavra rabanete identificando vegetais e frutas que iniciasse com as letras R – A – B – A – N – E – T – E.






 Nas aulas seguintes a atividade erra de produção de frases com base em uma pequena sequência da história, buscando desenvolver no aluno a capacidade de interpretação e de formar frases. Outra atividade foi relacionar as palavras que utilizavam os fonemas RA, AR, RRA, RRO.


 Ainda na sequência das atividades foi trabalhado produção de texto, com a pergunta “você acha que o rato erra mesmo o mais forte?”, nessa produção textual procuramos trabalhar a coletividade e o trabalho em grupo.



Também foi trabalhamos o que podemos encontrar nas hortas e formamos frases com as palavras da atividade. Assim procuramos desenvolver nos alunos a criatividades na produção de frases e a construção das palavras, abaixo pode-se perceber que algumas palavras não foram construídas corretamente e sem concordância verbal, isso acontece no inicia da alfabetização, mas são analisadas e corrigidas posteriormente junto com o professor, isso faz com que o aluno perceba o seu erro e com ele aprenda a forma correta de escrever.


Em seguida trabalhamos mais produção textual com sequênsia de imagens onde os alunos contavam a história a partir das imagens dos quadrinhos.


Matemática

Em matemática começamos com o estudo do calendário, onde procuramos identificar o os números, dias da semana, feriados, inicio e fim de mês e da semana, que numero cada dia da semana corresponde entre outros.



Na continuação foi trabalhados os numerais até 50, cálculos simples de adição e subtração, valores monetários, interpretação de problemas, unidades de medidas.








Ciências

            Em ciências os alunos trabalharam sobre plantas, fase de desenvolvimento das plantas, plantio, qualidade de solo, alimentação saudável, agrotóxicos e fizeram uma horta suspensa onde plantaram os rabanetes.









Informática
            Na oficina de Informática os alunos trabalharam em paralelo as outras disciplinas pesquisando em cada etapa das atividades sobre os seguintes assuntos:

  •     O que são seres vivos e não vivos;
  •      Paisagens rurais e urbanas para diferencias uma da outra;
  •      Como plantar rabanete;
  •      Fases de desenvolvimento das plantas;
  •      Sobre hortas urbanas;
  •      Quais as plantas que são cultivadas em hortas;
  •      Os animais que vivem nas hortas;
  •      A presença de insetos e animais prejudicam ou não a saúde de uma horta;
  •       A questão dos agrotóxicos;
  •     Alimentos saudáveis;

Também trabalhamos com jogos para auxiliar e estimular a alfabetização dos alunos. Através dos jogos os alunos viram as vogais, consoantes, sílabas e seus sons, construção das palavras, uso do P e B, do M e N, do RA, AR, RRA, RRO. 














Artes

Em artes foram feitos desenhos sobre a história, cartazes e um teatro. No teatro as crianças representaram a história cantada que havia sido mostrada na oficina de informática no primeiro dia de aplicação do projeto. Para acessar o vídeo basta acessar o link  https://youtu.be/FN18OEukfRA .









Análise dos Resultados
1 - Os avanços alcançados diante da experiência de integração
Diante do desafio de integrar as TDIC a uma experiência de planejamento pedagógico e ainda trabalhar de forma interdisciplinar, vários avanços foi alcançado, entre eles destaco em relação aos professores; o aumento no espírito de equipe, o planejamento de forma coletiva, o aumentam das possibilidades e idéias, superação de desafios, a percepção de que a incorporação das novas tecnologias tanto no planejamento como na aplicação das atividades, é possível, e traz junto à satisfação de um trabalho de qualidade. Já em relação aos alunos os benefícios são ainda maiores, uma vez que alem do prazer que as crianças têm de trabalhar com os computadores, jogar, ver vídeos; as atividades se tornaram mais atrativas, elas começam a perceber, mesmo estando no primeiro ano do ensino fundamental, que tem potencial de pesquisar e sanar duvidas. Assim o computador com a ajuda da internet se torna uma janela aberta para o mundo, onde podem procurar não só o que os professore pedem, mas aquilo que gostam. Trabalhar varias disciplinas com o mesmo tema ajuda na compreensão dos assuntos e na fixação dos mesmos, mas acima de tudo o que percebo é o prazer em estudar, e para que um aluno realmente aprenda, antes de tudo ele precisa querer aprender, e as TDIC auxilia a educação a caminhar nessa direção.

2- Os desafios enfrentados na realização da experiência de integração
Ao mudar certos paradigmas na forma de educar sempre geraremos alguns transtornos, resistências e dificuldades. Mas diante do desafio que foi proposto de integrar as TDIC as atividades escolares dos nossos alunos e ainda trabalhar elas de forma interdisciplinar, encaramos o desafio de mudarmos a nós mesmos.
Realmente não é fácil mudar hábitos e formas de trabalho que vinham sendo usadas há muito tempo. No inicio foi difícil, pois não tínhamos muita noção de como trabalhar ou aonde iríamos nos basear para realizar o planejamento e a execução desse planejamento. Mas tudo começou a se elucidar a medida que nos reuníamos para planejar a sequência e as atividades, cada professor contribuiu com algo que tinha mais afinidade e nos ajudávamos tirando duvidas, assim chegamos a um planejamento consistente.
Vejo que o maior desafio ainda são as incertezas e a própria falta de experiência em relação ao uso das TDIC no nosso dia-a-dia pedagógico, mas com toda a certeza a medida que nos habituamos, e incorporamos as novas tecnologias em nossos planejamento, isso se tornará tão natural quanto usar a lousa e o giz.

3- As alternativas pertinentes e de possível implementação
Durante a aplicação da sequência planejada, alguns problemas aparecem, pois é muito difícil prever tudo o que vai acontecer. Neste sentido não devemos nos frustrar se algo não sair exatamente como o planejado, tudo deve servir de experiência para os próximos planejamento e execução das atividades. Quando algo não sai como queríamos devemos buscar alternativas para que o trabalho ou o foco não se perca. Um exemplo foi quando iríamos para a horta da escola plantar alguns rabanetes com o intuito de estudar a fazes de crescimento das plantas. Só que a horta da escola estava passando por reformas e nos foi informados que não poderíamos estar indo lá. Então decidimos fazer um canteiro suspenso com garrafas pet, e deu certo, como ocupava pouco espaço montamos perto da sala de aula mesmo, e o objetivo de estudar o crescimento das plantas foi possível. Esse é apenas um exemplo de adversidades que podem ocorrer, mas com um pouco de imaginação e persistência, foi facilmente superado.
    Uma contribuição importante que podemos deixar para possíveis planejamentos futuros com uma turma do primeiro ano do ensino fundamental é trabalhar as pesquisas coletivamente e o mais lúdico possível, já que alguns alunos podem ter menos afinidade com o computador ou estar um pouco atrasado em sua alfabetização em relação aos outros alunos da turma, assim durante as pesquisa todos contribuem e entendem o significado das pesquisas.
Outro fato relevante que nos chamou a atenção foi quando usamos jogos pedagógicos digitais para trabalhar, por exemplo, o uso do P e do B. As crianças tiveram muito mais facilidade em compreender e perceberam com mais facilidade a diferença entre o P e o B, com o uso de jogos, se comparamos com outras turmas que não trabalharam dessa forma. Então realmente constatamos que os jogos fazem com que os alunos se concentrem mais na hora de resolver as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário