PROJETO EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E
GASTRONOMIA
O Projeto Horta na Escola possibilita aos alunos aprenderem na
prática conteúdos interdisciplinares das diversas disciplinas na grade curricular.
Essas atividades
práticas despertam o interesse, a curiosidade
contribuindo no processo de
ensino-aprendizagem mais prazeroso.
Com
as atividades da horta além de produzir novos conhecimentos ela contribui na
produção de parte do alimento consumido na escola
As
hortaliças produzidas e que não são consumidas são vendidas e o dinheiro é
revertido em benefício da escola como um todo
e na compra de mudas, sementes e
equipamentos para a horta.
TRABALHO REALIZADO PELAS TURMAS NA HORTA
Educação Infantil
As estações do ano trazem diferentes temperaturas: calor,
frio e chuva. As plantas tem ciclos de vida diferentes e cada uma prefere
determinadas condições climáticas.
Quando uma planta está na sua melhor
época, ela produz alimentos em maior quantidade e com mais vitaminas e
minerais.
Os alunos foram até a horta para observar e registrar os
legumes e verduras da estação do ano em que estamos.
Observar e pesquisar
Animais
que visitam a horta.
Relação
entre animais e plantas.
Relação
entre animais (cadeia alimentar).
Animais
polinizadores.
Animais
que atacam as hortaliças (pragas).
Ciclo
de vida dos organismos.
Época
do ano em que aparece na horta.
Que período do dia
são encontrados na horta.
A
turma do 2° ano estudou os diversos tipos de adubo que são colocados na horta.
APLICAMOS NA HORTA ADUBO QUÍMICO ORGÂNICO, ADUBO FOLHAR E AINDA UTILIZAMOS A ROTAÇÃO DE CULTURA.
NOSSA HORTA UTILIZAMOS ADUBO QUÍMICO SOMENTE NAS CULTURAS
DE MILHO E PIPOCA. NA MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO DAS CULTURAS UTILIZAMOS ADUBO
ORGÂNICO.
Antes de iniciar o conteúdo, foi feito
uma sondagem com questionamentos orais para saber o que os alunos sabiam sobre
o assunto.
Ouvidas
as hipóteses conduziu-se a discussão
para o entendimento de que o solo recobre toda a superfície do planeta, tanto
no continente quanto no fundo dos mares.
E temos alguns tipos diferentes de
solo e cada um tem características distintas.
Após a coleta, a
turma foi dividida em dois grupos para iniciar as observações
.
Com lápis, caderno e lupa nas mãos, os alunos foram
orientados a registrar todos os componentes que encontraram no solo.
EM GRUPO QUARTO ANO REALIZOU PESQUISAS REFERENTE AS
HORTALIÇAS CULTIVADAS NA HORTA, SEUS NUTRIENTES E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA
SAÚDE.
O 5° ano trabalhou a importância da horta na escola
Trabalhar com horta na escola é promover ações de
educação alimentar e nutricional bem como garantir a cada aluno o direito a uma
alimentação saudável de qualidade. Quando realizamos essas ações com as
crianças elas se tornam mais importantes, pois é na infância que acontece a
formação de hábitos alimentares de uma pessoa, além de motivar o interesse e a
curiosidade infantil, tornando o aprendizado mais lúdico e divertido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário