Horta da Escola

PROJETO EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA



O Projeto Horta na Escola possibilita aos alunos aprenderem na prática conteúdos interdisciplinares  das diversas disciplinas na grade curricular.
Essas atividades práticas despertam o interesse, a curiosidade contribuindo no processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso.

Com as atividades da horta além de produzir novos conhecimentos ela contribui na produção de parte do alimento consumido na escola

As hortaliças produzidas e que não são consumidas são vendidas e o dinheiro é revertido em benefício da escola como um todo  e na compra de mudas, sementes  e equipamentos para a horta.


TRABALHO REALIZADO PELAS TURMAS NA HORTA 
Educação Infantil


As estações do ano trazem diferentes temperaturas: calor, frio e chuva. As plantas tem ciclos de vida diferentes e cada uma prefere determinadas condições climáticas.

Quando uma planta está na sua melhor época, ela produz alimentos em maior quantidade e com mais vitaminas e minerais.

Os alunos foram até a horta para observar e registrar os legumes e verduras da estação do ano em que estamos.

Observar e pesquisar

Animais que visitam a horta.
Relação entre animais e plantas.
Relação entre animais (cadeia alimentar).
Animais polinizadores.
Animais que atacam as hortaliças (pragas).
Ciclo de vida dos organismos.
Época do ano em que aparece na horta.
Que período do dia são encontrados na horta.

 






    Imagem da construção do biodecompositor.


A turma do 2° ano estudou os diversos tipos de adubo que são colocados na horta.

APLICAMOS  NA HORTA ADUBO QUÍMICO  ORGÂNICO, ADUBO FOLHAR E AINDA UTILIZAMOS A ROTAÇÃO DE CULTURA.



         NOSSA HORTA UTILIZAMOS ADUBO QUÍMICO SOMENTE NAS CULTURAS DE MILHO E PIPOCA. NA MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO DAS CULTURAS UTILIZAMOS ADUBO ORGÂNICO.

       

Antes de iniciar o conteúdo, foi feito uma sondagem com questionamentos orais para saber o que os alunos sabiam sobre o assunto. 


      Ouvidas as hipóteses  conduziu-se a discussão para o entendimento de que o solo recobre toda a superfície do planeta, tanto no continente quanto no fundo dos mares.         
         E temos alguns tipos diferentes de solo e cada um tem características distintas.

        Os alunos juntamente com a professora foram até a horta da escola para fazer a coletado.
   Após a coleta, a turma foi dividida em dois grupos para iniciar as observações .
Com lápis, caderno e lupa nas mãos, os alunos foram orientados a registrar todos os componentes que encontraram no solo.
EM GRUPO QUARTO ANO REALIZOU PESQUISAS REFERENTE AS HORTALIÇAS CULTIVADAS NA HORTA, SEUS NUTRIENTES E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA SAÚDE.







O 5° ano trabalhou a importância da horta na escola 










      Trabalhar com horta na escola é promover ações de educação alimentar e nutricional bem como garantir a cada aluno o direito a uma alimentação saudável de qualidade. Quando realizamos essas ações com as crianças elas se tornam mais importantes, pois é na infância que acontece a formação de hábitos alimentares de uma pessoa, além de motivar o interesse e a curiosidade infantil, tornando o aprendizado mais lúdico e divertido.








Nenhum comentário:

Postar um comentário